a girl with kaleidoscope eyes (lely_in_the_sky) wrote in por_darfur,
a girl with kaleidoscope eyes
lely_in_the_sky
por_darfur

Notícias.

Manifestação em Washington e outras cidades:

Ontem, dia 30 de Abril aconteceu em Washington uma manifestação para pressionar o governo americano a organizar a ação internacional. George Clooney foi o participante mais conehcido, tendo voltado há pouco tempo de uma viagem a Darfur, onde ele fez um pequeno documentário. Houve manifestações em outras 18 cidades.

"Se nós virarmos nosso rosto e esperarmos que tudo desapareça, eles irão realmente desaparecerão. Todos eles. Uma geração inteira de pessoas." falou Clooney. 

Outros participantes conhecidos eram parlamentares americanos, e o ruandense Paul Rusesabagina, que foi o responsável por salvar a vida de mais de 1000 pessoas durante o genocídio em Ruanda, que aconteceu há uma década atrás. (Quem assistiu Hotel Ruanda pode ver claramente a história dele e do país, onde ocorreu um genicídio como o de Darfur, que deixou 1 milhão de mortos e foi praticamente ignorado pela mídia na época.) 

Eu assisti CNN ontem e hoje e bastante foi falado sobre o movimento e sobre Darfur. Também na internet dá para ver várias notícias dos jornais americanos. Essa pagina tem as últimas notícias postadas por sites de jornais, e tem vários links.

Aqui no Brasil, no entanto, ainda não vi nada na televisão. Qualquer novidade, deixe um comentário! 

Algumas fotos da manifestação.

Acordo de paz:

Foi noticiado que um acordo de paz foi proposto aos rebeldes de Darfur, que se opõem ao governo. Ele foi recusado, e o governo americano e a União Africana deu um prazo de mais 48 horas para que ele seja reconsiderado. O acordo propõe mais participação dos habitantes de Darfur na política sudanesa, mas não determina o desamarmento da milícia Janjaweed, que o governo sudanês nega finaciar. 

De um artigo de um jornal inglês: 

Observers say the rebels risk squandering enormous international sympathy while the government, widely portrayed as the villain in the Darfur conflict, has played its diplomatic cards just right.
By showing willingness to sign despite its own misgivings about the text, Khartoum has given the international community what it wants while making the rebels look like peace-spoilers.
The rebels say this is unfair because the draft favours the government and therefore it is easy for Khartoum to accept, while on the ground it continues to violate a 2004 cease-fire.


Ou seja: O acordo favorece o governo, e por isso ele está disposto a assinar, ficando assim mais bem visto pela comunidade internacional. Os rebeldes, acabam aparecendo contra a paz, sendo que o acordo não garante que a milícia cessem fogo realmente.

Um pedido: quem quer que assine as petições, ou ao menos leia o site, deixe um comentário, clicando em "Add your own", para que ao menos eu tenha uma idéia de quem estiver participando. ^^ Obrigada.  
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
  • 1 comment