a girl with kaleidoscope eyes (lely_in_the_sky) wrote in por_darfur,
a girl with kaleidoscope eyes
lely_in_the_sky
por_darfur

Conselho de Segurança reunido.

O Conselho de Segurança da ONU está reunido discutindo, entre outros assuntos como o problema nuclear do Irã, o envio de forças de paz para Darfur. A Secretária de Estado dos EUA, Condolezza Rice procurou agilizar a entrada das tropas de paz da ONU na região de Darfur.

O Secretário-Geral, Kofi Annan, disse que uma força de paz da ONU é necessário urgentemente para substituir os 7 mil soldados da União Africana que estão atualmente em Darfur. Ele disse que esse é um dos maiores desafios enfrentados pela ONU desde conflitos do início dos anos 90, como na Ruanda e na Bósnia. "Há uma enorme quantidade de coisas serem feitas, e nenhum tempo a perder." Ele conversou com o presidente do Sudão pedindo sua ajuda e espera continuar a conversa pessoalmente em breve.

Ele também pediu aos doadores do Programa de Alimentação da ONU a fazerem contribuições o mais rápido possível e disse que uma conferência em Bruxelas possivelmente acontecerá, para tentar resolver o problema dos fundos. 

________

O Canadá, que possui 50 soldados em Darfur e estudava enviar forças para a força paz da ONU anunciou que não poderá ajudar, por causa da missão da qual os soldades canadenses já participam no afeganistão. O ministro da defesa disse, no entanto, que parte da aeronáutica ou da marinha poderia oferecer assintência se necessário.

________

Bush anunciou estar enviando 40 toneladas de comida para Darfur. Ele também disse que mandaria uma proposta ao congresso pedindo um aumento de 225 milhões de dólares para a compra de emergência de alimentos. 

E  Kofi Annan, doou os 500 mil dólares que ele ganhou como um prêmio por liderança ambiental para o progrma de alimentação em Darfur. Ele espera assim também ter chamado atenção para contribuições de outros doadores, já que o programa está funcionando com apenas 20% dos fundos exigidos para alimentar a população.
_________________

Jan Egeland, o chefe da missão humanitária da ONU no Sudão, foi forçado a fugir de uma visita a um campo de refugiados no sul de Darfur, quando um trabalhador humanitário sudanês foi atacado por refugiados. O ataque reflete a situação de falta de segurança: alguém gritou que o trabalhador sudanês era membro da milícia Janjaweed, e vários refugiados o atacaram por isso. Ele conseguiu fugir com o grupo de membros da ONU, mas a polícia da União africana interviu e um intérprete sudanês acabou morto.

Jan Egeland disse a reporteres na capital do Sudão que a situação em Darfur é crítica. Ele falou que violência contra mulheres e crianças tem piorado, e que chamou a situação de uma crise de segurança. Segundo ele, a tensão entre os refugiados está cada vez maior, enquanto eles cobram uma intervenção da ONU. Ainda assim, ele disse que há esperança e que os momentos seguintes são decisivos. "Eu prevejo bastante tensão e problemas para todos nós. Mas eu acho que estamos caminhando em direção a algo melhor."

_________________

O comandante das tropas da União Africana pediu mais soldados para integrar as forças de paz no Sudão. Enquanto isso, soldados já participando da missão reclamam que não recebem pagamento há dois meses.
_________________

Enquanto isso, apareceram problemas no acordo de paz já assinado...

Enquanto esforços diplomáticos para conseguir que as outras facções rebeldes assinem o acordo se intensificam, um membro da facção que já assinou denunciou a Kofi Annan pressão para que o acordo fosse aceito. Ibrahim Ahmed Ibrahim, mandou uma carta ao secretário-geral da ONU, dizendo que pressão dos grupos negociadores fizeram o líder da facção SLM assinar o acordo sem consultar o resto do grupo, resultando numa decisão unilateral. 

___________

E um recado meu: Eu quero pedir para quem estiver lendo esse blog, que COMENTE, pelo menos dessa vez. É só clicar no "Add your own" aí embaixo. Só com seu nome e um "Oi, eu existo!", para eu ter uma idéia melhor de quantas pessoas estão participando e acompanhando o site. Obrigada!

  • Post a new comment

    Error

    default userpic
  • 0 comments